top of page

Solidariedade às trabalhadoras da Vet & Cia: Greve é resposta justa à ameaça de retrocessos

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Por Verónica O’Kelly e Alexandre Martins – da direção nacional de Revolução Socialista - LIS


Hoje chega ao segundo dia de greve na Vet & Cia, unidade localizada em Jacareí (SP). A empresa, integrante do Grupo Matsuda – gigante nacional no setor veterinário e do agronegócio – conta com cerca de 80 trabalhadores, dos quais 90% são mulheres. A adesão à greve é total e firme. A fábrica está 100% parada, com determinação da base operária.


A pauta: o convênio médico, cujo aumento exponencial nos custos ameaça a subsistência das trabalhadoras e seus dependentes. O caso é emblemático da ofensiva patronal: há relatos de pessoas que, após todos os descontos da coparticipação médica, chegaram a receber praticamente nada no salário, em alguns casos, valores líquidos de apenas alguns reais. Um verdadeiro absurdo.


Vet & Cia e seus tentáculos no agronegócio


A Vet & Cia foi fundada em 2005 e mantém uma unidade fabril em Jacareí (SP). Desde 2008 integra o Grupo Matsuda, produzindo medicamentos veterinários — como antibióticos injetáveis, endectocidas, vermífugos orais e ectoparasiticidas — distribuídos por todo o território nacional Matsuda Group.

O Grupo Matsuda, com mais de 75 anos de atuação, possui uma vasta presença no agronegócio brasileiro, atuando com sementes forrageiras, suplementos minerais, implementos agrícolas, inoculantes para silagem, rações, alimentos para pets e medicamentos veterinários. A empresa marca presença em importantes eventos agropecuários como a Agrishow, Feicorte, Acricorte e Mulheres do Campo, evidenciando seu protagonismo no setor.

Esse protagonismo mostra que a Vet & Cia não é uma unidade isolada: ela integra uma estrutura empresarial com forte poder econômico e influência no agronegócio. É fundamental que a empresa seja responsabilizada pelas suas decisões que sobrecarregam a vida das trabalhadoras e dos trabalhadores.


Um chamado à solidariedade e à mobilização


A paralisação é legítima e exemplar. Reforçamos a solidariedade com as trabalhadoras e os trabalhadores da Vet & Cia nessa greve que já demonstra unidade, coragem e recusa à exploração. É inadmissível que um convênio médico essencial acabe se tornando ferramenta de precarização.


Exigimos:


  • Negociação imediata e justa do convênio médico, incorporação dos dependentes sem penalizar ainda mais as trabalhadoras e os trabalhadores;

  • Respeito à democracia sindical, sem retaliações ou judicialização de conflitos, a greve é legítima!


Como Unidos Pra Lutar e a Revolução Socialista, reafirmamos nosso compromisso com os direitos trabalhistas e lutamos contra qualquer retrocesso que os patrões pretendem impor. Além de sempre defender a igualdade de gênero e com a valorização das mulheres na luta sindical, a exemplo dessas companheiras que hoje encabeçam essa importante greve. A greve é a principal ferramenta de luta, sobretudo em empresas como a Vet & Cia, que fazem parte de grandes corporações do agronegócio se enriquecendo com a exploração das trabalhadoras e trabalhadores, junto com a exploração e destruição ambiental.

 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2025  Revolução Socialista - Brasil. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por: Arte Net

bottom of page