top of page
manifestação palestina (2).png

Quem somos

O que é a Revolução Socialista

 

Somos uma organização política que luta por um governo dos trabalhadores e trabalhadoras, do povo pobre e da periferia. Um governo da maioria da população que vive nas cidades, no campo e nas florestas. Somos marxistas, revolucionários e revolucionárias que lutam pelo Socialismo com democracia operária no Brasil e no mundo. Reivindicamos o centralismo democrático ensinado por Lenin e pela revolução bolchevique como método de funcionamento do partido e da intervenção política na luta de classes.

Somos uma tendência política do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), muitos e muitas de nós sendo fundadores desse partido. Entendemos que hoje o PSOL está mudando de forma, produto da política da direção majoritária que encabeça um processo de “refundação” do partido, o que significa, de fato, a liquidação de seu projeto fundacional, com independência de classe e programa socialista.

Somos a seção brasileira da Liga Internacional Socialista, a LIS, projeto revolucionário internacional presente em mais de 30 países nos cinco continentes e que, em apenas quatro anos de existência, se presenta como uma dinâmica alternativa política revolucionária internacional para centenas de militantes que, no mundo inteiro, procuram uma ferramenta firme nos princípios, não sectária nem oportunista e que resgate um saudável e democrático método de discussão política e centralização na ação contra os inimigos da classe trabalhadora.

Lutamos pela Independência de Classe: só confiamos na força, na ação direta e na organização dos trabalhadores, do povo pobre e da juventude. Rechaçamos os pactos de conciliação com os patrões, seus partidos e suas instituições.

 

Lutamos pela Mobilização Permanente: nosso método privilegia a ação direta, a mobilização dos setores excluídos, explorados e oprimidos como mecanismo de luta pelas reivindicações do povo pobre e trabalhador, no Brasil e no mundo.

Lutamos pela Democracia Operária: impulsionamos a auto-organização democrática dos trabalhadores e do povo pobre. Nos propomos a derrotar as burocracias partidárias, sindicais e em movimentos que asfixiam a livre expressão e organização dos explorados e oprimidos. Reivindicamos que a base decida o curso de suas lutas através de seus organismos.

Lutamos pela Unidade de Ação: em todos os momentos de luta da classe trabalhadora, propomos a unificação dessas lutas com os explorados e oprimidos contra todos os tipos de sectarismos e de divisões. Para derrotar os governos burgueses e de conciliação de classes, defendemos a mais ampla unidade dos explorados.

Lutamos com todos os setores populares: a partir de nossa organização na classe trabalhadora, nos propomos a unir os setores oprimidos e explorados nos enfrentamentos ao capitalismo, seus regimes e governos. Em especial, impulsionamos as lutas e reivindicações dos trabalhadores do campo, do povo periférico, dos imigrantes, das nacionalidades oprimidas e dos povos originários e afrodescendentes.

Lutamos pela liberação da mulher e LGBTQIAP+: assumimos como nossas as pautas e reivindicações do movimento feminista classista, conscientes de que a luta pela emancipação da mulher trabalhadora é central na luta pelo socialismo, contra o patriarcado e o capitalismo. Assumimos a luta contra toda forma de discriminação e opressão contra a população LGBTQIAP+ e de qualquer ser humano em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero.

Lutamos contra toda opressão racista, aos povos indígenas e populações tradicionais: são nossas as bandeiras antirracistas, por igualdade de direitos e pelo fim da violência e desigualdade construída na exploração de um setor da classe trabalhadora com a justificativa reacionária, racista e etnocida de diferenças de cor, cultura ou tradições.

Somos Ecossocialistas: fazemos parte e reivindicamos todas as lutas de todos os movimentos e setores que se enfrentam contra a barbárie capitalista, o que inclui a luta ambiental contra a destruição da natureza pelo capitalismo. Construímos o ecossocialismo revolucionário e internacionalista, consciente e militante, que lute contra o Estado capitalista. 

Somos Internacionalistas: somos irmãos e irmãs dos trabalhadores, trabalhadoras e povos do mundo que lutam contra toda forma de exploração e opressão. Só a luta internacionalista poderá derrotar o capitalismo imperialista, por isso somos parte da construção do partido mundial da revolução socialista.

bottom of page