FORA TRUMP DA VENEZUELA E DA AMÉRICA LATINA
- Comunicação RS
- 31 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O governo Trump, em nome dos Estados Unidos, vem agredindo muitos países do mundo, por meio do tarifaço, de ataques às mulheres, aos imigrantes etc. Há alguns meses, deu início a uma ação militar programada contra a América Latina. De olho nas riquezas da Venezuela, da Colômbia e do Canal de Panamá, entre outros, as ameaças iniciais se converteram em bloqueios e bombardeios a navios que trafegavam pacificamente no Mar do Caribe. Logo, ações em mar aberto se tornaram frequentes também no Oceano Pacífico.
No dia 29/12, o governo Trump promoveu uma invasão em solo venezuelano, que teria começado dias antes, levando os ataques a um nível muito mais grave. Instalou um porta-aviões no Mar do Caribe, com capacidade para transportar 90 aeronaves. A operação estadunidense já atingiu 31 embarcações e deixou 107 mortos. Repudiamos essa ação assassina e colonialista dos EUA! O povo venezuelano tem direito à soberania política e territorial.
Falsos argumentos
A escalada começou em agosto, quando Trump determinou uma recompensa US$ 50 milhões pela prisão de Maduro, como se fosse um filme de faroeste americano. Mas, todos os governos dos EUA atuam assim, sempre se acham no direito de apoiar ditaduras ou derrubá-las, quando não respondem aos interesses ianques, e de ocupar países como se fossem os donos do mundo.
O governo norte-americano acusa o presidente venezuelano de narcotraficante e de terrorista internacional, entretanto, não tem a mesma postura com o governo genocida de Israel, que massacra o povo palestino; não atua da mesma forma contra o ditador russo, que há quatro anos tenta anexar o território ucraniano, numa guerra militarmente desigual.
Cabe destacar que, nós da Revolução Socialista/LIS, não defendemos o governo Maduro. Criticamos o governo venezuelano ao longo dos anos, cuja política econômica em favorecimento dos ricos conduziu o povo miséria, à fome, ao êxodo; pelos ataques à classe trabalhadora e aos sindicatos, bem como pela repressão a qualquer oposição e falta total de democracia em repetidas eleições fraudulentas. Nada disso, porém, dá direito a nenhum país imperialista de invadir territórios ou países ou matar seus habitantes. Por isso, repudiamos todo e qualquer tipo de ataque militar, invasão ou ocupação desses territórios!
Repudiamos os ataques assassinos ordenados por Trump contra a Venezuela, a América Latina e o Caribe!
Exigimos que o governo Lula/Alkmin realize ações categóricas, e não apenas discursos, contra a invasão dos EUA à Venezuela!
Exigimos do governo venezuelano, salários dignos e comida para o povo, fim da repressão, liberdade de imprensa e respeito à democracia para fortalecer o país contra a invasão imperialista!









.jpeg)

Comentários