top of page

Pela revogação definitiva do Novo Ensino Médio!

Por: Juventude da Revolução Socialista-PSOL


BAIXE AQUI O BOLETIM DA JUVENTUDE DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA/PSOL

Panfleto RS NEM versao 2
.pdf
Download PDF • 398KB

19.04 - DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÕES
26.04 - GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO

TOMAR AS RUAS E FAZER GREVE GERAL DA EDUCAÇÃO PRA REVOGAR O "NOVO" ENSINO MÉDIO CAPITALISTA JÁ!


Nos últimos anos o capitalismo está intensificando seu padrão de exploração sobre trabalhadores, povo pobre das periferias, campos e florestas do Brasil. Isto explica tantas contrarreformas que atacam a aposentadoria, as proteções trabalhistas, os serviços públicos, com investidas contra o meio ambiente e saque do dinheiro público para favorecer os negócios privados. O atual processo de desmonte na educação passa pelo “Novo” Ensino Médio, pela "Nova" BNCC e os projetos como das Escolas Cívico-Militares, para responder a esse padrão capitalista de superexploração, tanto habilitando o mercado para definir e delimitar políticas e planos educativos ao mesmo tempo que busca ensinar à juventude trabalhadora a naturalizar a crescente desigualdade social e a submissão ao sistema capitalista.


LUTA DE CLASSES NA EDUCAÇÃO!


Há uma gritante luta de classes por trás dessa discussão. Especialistas, professores e estudantes foram às redes e às ruas explicar e exigir que o governo Lula-Alckmin deve revogar imediata e totalmente esse projeto imposto por Temer e continuado por Bolsonaro, a pressão da luta cresceu rapidamente com grande simpatia da sociedade e forçou um passo atrás do governo. De imediato, empresas e fundações como Lemann e Roberto Marinho, junto aos jornais Folha de São Paulo, Estadão e O Globo, por exemplo, vociferaram contrários à simples suspensão do cronograma de implementação do nem.


SISTEMA DECADENTE, SOCIEDADE DOENTE E BARBÁRIE...


Os capitalistas estão batendo o pé pra manter um projeto que não escuta e não atende as necessidades da classe trabalhadora e juventude,ao contrário, oferece só a piora nas condições de trabalho de professores, restringe conteúdos à maioria dos estudantes, propõe itinerários inaplicáveis no ensino público e envenena de ideologia neoliberal a cabeça de jovens para parcerias com patrões atrás de mão-de-obra barata e adaptada à "uberização" mais perversa! Nossa sociedade adoece com a crise do sistema, a barbárie avança de tal modo que até a violêcia nas escolas - alimentadas pela extrema-direita e suas ideologias de ódio - é utilizada pelos governos para reforçar projetos como Escolas Cívico-Militares e o uso policial sobre a educação, fingindo que os aparelhos repressivos do Estado burguês podem resolver problemas sociais refletidos nas escolas, enquanto o capitalismo ao redor está ruindo e destruindo nossa saúde mental cada dia mais!


SUSPENDER NÃO É REVOGAR! REDOBRAR A LUTA!


Precisamos derrotar os retrocessos no ensino médio! Mobilizar estudantes em unidade com a classe trabalhadora, desde as bases, fazer panfletagens, assembleias, formar comitês de luta, explicar que os capitalistas querem uma educação alienada pra impor que trabalhemos até morrermos, sem direitos e dignidade! Dia 19 de abril ocorrerão atos nacionais onde devemos defender e reforçar a realização do chamado à greve geral da educação do dia 26 de abril. Unindo estudantes, trabalhadores e pra derrotar com luta nas ruas esse “Novo” Ensino Médio, a BNCC e Escolas Cívico-Militares!


Nossa militância da Revolução Socialista-PSOL propõe:


● Tomar as ruas pela revogação completa e definitiva do NEM!

● Educação crítica, laica, democrática e socialmente referenciada!

● Fora todos os direitistas e empresários do controle da Educação já!

● Erguer através das lutas um projeto alternativo para a Educação!

● Investir 10% do Orçamento na Educação Básica e Superior Públicas!

● Valorizar condições de trabalho e salários de trabalhadores da área!

● Educação prevenida e acolhadora com profissionais multidisciplinares!

● Fim do vestibular: por universidade de massas e inclusiva de verdade!

● Greve geral da educação! Em unidade derrotar os planos do capital!

20 visualizações0 comentário
bottom of page