Em Natal (RN), a Revolução Socialista apresenta a vereadora de Sônia Godeiro pelo PSOL. Sônia é médica pediatra, sindicalista, foi militante da histórica Convergência Socialista e há mais de 40 anos se dedica às lutas da classe trabalhadora.
Apresentar esta candidatura não é um desafio fácil, tendo em vista o cenário de desmonte do serviço público da saúde na capital potiguar. Há anos Natal convive com gestões de direita, reacionárias, que colocam o lucro dos empresários acima das vidas. Não à toa, a falta de medicamentos e profissionais nas unidades hospitalares é constante, e a sanha privatista do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) é tão grande que até mesmo a área de imagens do futuro Hospital Municipal — em construção — é estudada para uma Parceria Público-Privada (PPP).
Como lutadora que é, Sônia Godeiro tem sido uma figura presente em todas as mobilizações em Natal. Atua fortemente, por exemplo, nas reivindicações por convocações para os aprovados nos concursos da Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sua atuação em prol dos futuros servidores é reconhecida pela categoria que, inclusive, se fez presente no lançamento da pré-candidatura, ocorrido em maio.
Em relação ao Projeto de Lei do Estupro, Sônia foi às ruas contra o retrocesso dos direitos das meninas, mulheres e demais pessoas que podem gestar, defendendo que aborto é caso de saúde pública e que criança não é mãe!
Nossa candidatura é ainda linha de frente contra o temeroso Plano Diretor de Natal, aprovado pelo prefeito Álvaro Dias em 2022, que quer construir prédios de até 140 metros na orla da capital. Uma iniciativa negacionista, que ignora os movimentos sociais, ambientais e as mudanças climáticas em prol de atender os desejos dos ricos e poderosos.
Recentemente, um protesto convocado pela Prefeitura — contando com o prefeito, secretários, vereadores da base governista e cargos comissionados — ainda invadiu a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), na segunda semana de julho, para pressionar o governo estadual pela engorda da Praia de Ponta Negra, a principal de Natal, mesmo que a Prefeitura não tendo atendida todas as condicionantes pedidas pelo órgão ambiental. Mais uma vez, a gestão municipal se coloca contra o povo, junto com uma maioria de vereadores subservientes. Por isso, somente uma candidatura socialista e revolucionária é capaz de responder minimamente os problemas que o povo de Natal enfrenta.
Não carregamos ilusões nos processos eleitorais, mas queremos fazer da tribuna da Câmara de Natal um megafone das lutas populares, em defesa dos serviços públicos, da vida das mulheres, dos negros e LGBTs, colocando a autoorganização em primeiro lugar!
Além disso, as lutas pulsam porque o sistema capitalista apodrecido não consegue dar sequer o básico para que consigamos viver com dignidade. Cada ônibus superlotado, cada UPA ou hospital sem vaga, cada natalense que não tem dinheiro para pagar aluguel e precisa viver na rua ou nas ocupações urbanas — tudo isso é exemplo de que é preciso se organizar coletivamente para arrancar o que é nosso de direito. Natal, que em 1935 protagonizou a revolta da Intentona Comunista, reivindicando pão, terra e liberdade, tem o desejo de novamente se rebelar. Por isso, vamos com Sônia Godeiro e a Revolução Socialista!
Comments