top of page

Belém, quem te ama cuida

Por: Vereadora Professora Silvia Leticia/PSOL/Belém-PA


Não tenho político de estimação, não vou prevaricar, vou defender o programa do meu partido e reafirmo sou uma parlamentar independente e macho nenhum vai me colocar cabresto ou me fazer calar.

No dia 25 de novembro, dia internacional de luta contra a violência da mulher, fui surpreendida com uma nota assinada pela executiva municipal e estadual do meu partido, votada somente pelo grupo do prefeito Edmilson Rodrigues, que tenta me silenciar como mulher e me intimidar como parlamentar.

Propõe ao diretório nacional do meu partido, inclusive, medidas disciplinares.

A nota postada nas redes sociais do partido aqui em Belém tem servido mais para os puxas-saco, DAS e ASPONES da prefeitura me agredir, tentar me desmoralizar, achando que com isso vão ganhar um cartaz a mais com o núcleo duro de quem assina as nomeações no Diário Oficial do Município de Belém. MAS NÃO VÃO CONSEGUIR ME DESMORALIZAR NEM MACULAR MINHA HONRA.

Quanto a nota, eu lamento muito o papel que ela tem cumprindo.

Essa nota pede a punição de uma mulher, mãe, vereadora eleita, por defender o legítimo interesse da população. É um absurdo, uma brutal violência política.

Tenta me punir porque votei contra a viagem do prefeito de Belém para Dubai, nos Emirados Árabes, um dos locais mais caros do mundo. Dizem que o prefeito vai viajar a convite do governador Helder e do Presidente Lula. Hoje é 28/11, já procurei esse convite em todo lugar possível. Alguém já viu esse convite? certamente que depois de hoje o mesmo vai aparecer.

Querem me punir por querer manter o prefeito em Belém, para cuidar de nossa cidade, nesse momento crítico da crise do lixo, em que se aproxima o inverno, e a população de Belém necessitará de muita ajuda, acolhimento, quando houver os alagamentos, enchentes e muitas famílias perderão o pouco que ainda têm, comerciantes perderão suas mercadorias e as pessoas estarão expostas por falta de saneamento, coleta de lixo e à doenças a todo tipo de enfermidades.

Querem me punir por defender o povo pobre e trabalhador de Belém, por defender a correta aplicação de seus impostos em serviços públicos e porque, como dizia minha avó Bioca já falecida, sou uma mulher de cabelo na venta, que não se verga, não se dobra a capricho de ninguém, nem de macho algum...

Os covardes não querem debater politicamente as coisas, olho no olho, encarar de frente uma mulher independente, dona do seu nariz, por isso tentam me intimidar usando a executiva do partido. Tentam me emparedar para que eu fique calada.

Como falei em meu pronunciamento de posse, NÃO TENHO POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO. NÃO VOU PREVARICAR, VOU DEFENDER O PROGRAMA DO MEU PARTIDO E REAFIRMO: SOU UMA PARLAMENTAR INDEPENDENTE E MACHO NENHUM VAI ME COLOCAR CABRESTO OU ME FAZER CALAR.
Se ainda existem mulheres que aceitam ordens de homens, eu não aceito. Por mim, por minha mãe, por minhas filhas e por todas aquelas que são interrompidas e silenciadas. Machistas não passarão!

Sou uma mulher livre, senhora do meu destino e minhas posições aqui nesta casa continuarão a ser tomadas em base aos interesses de minha classe, a classe trabalhadora, e do povo pobre e sofrido de Belém.


Belém, QUEM TE AMA CUIDA,

Cuida das tuas ruas fazendo a coleta de lixo e entulhos,

Cuida das tuas crianças fornecendo merenda escolar adequada e escolas reformadas,

Cuida das tuas mangueiras e riquezas naturais e não libera o refino de ouro de origem muito duvidosa

Belém, QUEM TE AMA CUIDA,

Cuida de gente e não DA SUA GENTE

Quem te ama enfrenta os donos das empresas de ônibus e não reajusta as passagens de ônibus penalizando o povo

Quem te ama compra remédio, dipirona para os prontos socorros, não deixa homens e mulheres, crianças e adolescentes nos corredores dos prontos socorros, UPAS e Unidades Básicas de Saúde

Belém, minha querida Belém, QUEM TE AMA CUIDA,

Cuida dos fazedores de cultura e procura valorizá-los

Cuida dos servidores municipais, paga um (01) salário mínimo pelo menos no salário base, paga o piso do magistério e da enfermagem e procura valorizar quem cuida de gente de verdade

Belém quem te ama não privilegia os ricos e poderosos em detrimento das necessidades da população

Belém, QUEM TE AMA CUIDA, respeita mulher, não assedia, não tenta intimidar, colocar mordaça, porque ser mulher é muito difícil e chegar até aqui onde estou é mais difícil ainda.

Eu amo Belém e luto para que gente que vive do seu próprio trabalho tenha uma vida digna

Basta de violência política!



E-mail: contato@professorasilvialeticia.com


WhatsApp (91) 98193-9132



*Silvia Leticia: é Professora na rede pública de ensino de Belém e Especialista em Educação no Estado do Pará. Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela UFPA. É da Coordenação do SINTEPP (Sindicato da Educação Pública) e Vereadora da cidade de Belém-PA em primeiro mandato.



PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA PROFESSORA SILVIA LETICIA/PSOL NO DIA 28/11/2023 NA CÂMARA DOS VEREADORES DE BELÉM. ASSISTA AQUI OU CLIQUE ABAIXO NO VIDEO ABAIXO



14 visualizações0 comentário
bottom of page